domingo, 4 de setembro de 2016

Jogo político: falta paixão, sobra interesse!

(Esta coluna foi ao ar no Primeiro Plano/TV Manaíra e Band News FM Manaíra em maio de 2016)

Não há intervalos no jogo político; assim como não há decisão tomada por paixão ou ideologia. Há sempre interesses partidários, financeiros... Tudo é avaliado, cada peça movida com  o devido cuidado, com vistas ao presente, claro, mas, principalmente, de olho no que se pode ganhar no futuro.

A filiação de Ricardo Marcelo e de Julys Roberto num passado recente ao PMDB mostrou bem isso. Não há trocas gratuitas. De um lado, vê-se o empoderamento da legenda que agora é a maior da assembleia legislativa. E embora Julys Roberto garanta que permanecerá firme ao bloco aliado do governo, o bloco oposicionista se fortalece, fica mais robusto, com melhoria significativa da capacidade de briga.

Do outro lado, a jogada mais sutil e quiça a mais inteligente. Uma tacada de mestre, eu diria. Manoel Júnior/PMDB, pré-candidato à prefeitura da capital, ganha mais soldados dispostos a reforçar a linha de frente da batalha pelo poder da capital. E com o PMDB na Presidência do Brasil, as chances do médico-deputado ficam ainda maiores! E para derrotar o PT, ex-legenda de Luciano Cartaxo/PSD, o jogo político – olha ele aí – trata de recompor velhas alianças. Em Brasília PMDB e PSDB já estão juntos! Se uniram para afastar Dilma Rousseff. Aqui, o tucano de mais alta plumagem no Senado, Cássio Cunha Lima, pode se unir a Manoel Júnior... Adversários de ontem, juntinhos de novo e não é pela ideologia. 


A paquera já começou... O que falta para fechar questão? Acordos, cadeiras, grana! E dependendo do que vem por aí, eleições municipais vão ser café pequeno... 2018 e o governo da Paraíba são o limite. PSDB, que no passado se um uniu ao PSB para derrotar o PMDB, agora pode e deve fazer o sentido inverso para tirar o PSB de Ricardo Coutinho do páreo. Alguém duvida?

PS.: previsão da colunista se confirmou. PSDB e PMDB se uniram ao PSD para derrotar a candidata do PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário